Durante o mês da dança, BTCA oferece Aulas Abertas e Investigação de Movimento

Foto: Secom GovBA

Em abril, celebrando os 44 anos do Balé Teatro Castro Alves e o mês Internacional da Dança, a companhia pública do Estado da Bahia preparou uma programação especial para o público amante da dança. Com 15 vagas por turma, as Aulas Abertas oferecem gratuitamente técnicas de Pilates, Balé Clássico, Danças Afro-brasileiras e Alongamento, realizadas na Sala Carlos Moraes, no Espaço Xisto Bahia (Barris). Ampliando suas fronteiras criativas, o BTCA realiza dois encontros do “Investigação de Movimento – CORPOVOZ”, também no Espaço Xisto.

As Aulas Abertas, destinadas a praticantes de nível intermediário e avançado, disponibilizam 15 vagas por turma, com participação aberta ao público sem necessidade de inscrição prévia. Esta iniciativa mantém o compromisso do BTCA com a democratização do acesso à formação em dança. Os encontros são ministrados por dançarinos do próprio elenco, que compartilham suas técnicas e bastidores durante as aulas.

Durante a programação do mês da Dança, o Balé Teatro Castro Alves realiza “Investigação de Movimento – CORPOVOZ”, sob orientação do bailarino Paullo Fonseca. Esta proposta inovadora de pesquisa corporal explora as possibilidades expressivas do corpo através de estímulos criativos, priorizando a escuta interna e a quebra de padrões convencionais. As sessões acontecerão nos dias 10 e 24, sempre às quintas-feiras, às 13h15 no Espaço Xisto Bahia, com 15 vagas disponíveis para profissionais de dança.

Esta programação reforça a missão do BTCA como instituição formadora e impulsionadora de novas pesquisas em dança, consolidando seu papel como referência na cena artística baiana.

Confira a programação completa:

Investigação de Movimento – CORPOVOZ

Dias 10 e 24, sempre às quintas, 13h15
Comandada pelo bailarino do BTCA Paullo Fonseca, essa é uma proposta de pesquisa que explora as possibilidades expressivas do corpo através de estímulos criativos. Com foco na escuta corporal e na experimentação, a abordagem prioriza o movimento como um processo orgânico, que surge de dentro para fora, rompendo com padrões preestabelecidos e abrindo caminho para novas formas de expressão.

Onde: Sala Carlos Moraes – Espaço Xisto Bahia (Barris)
Vagas: 15 vagas
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Pessoas de nível intermediário e avançado

Aulas Abertas BTCA  

  • 7/4 (segunda) – Aula de Pilates com Ticiana Garrido;
  • 8/4 (terça) – Aula de Balé Clássico com Lila Martins;
  • 9/4 (quarta) – Aula de Danças Afro-brasileiras com Agnaldo Fonseca;
  • 11/4 (sexta) – Aula de Alongamento com Dina Tourinho;
  • 14/4 (segunda) – Aula de Pilates com Ticiana Garrido;
  • 15/4 (terça) – Aula de Balé Clássico com Lila Martins;
  • 16/4 (quarta) – Aula de Danças Afro-brasileiras com Agnaldo Fonseca;
  • 23/4 (quarta) – Aula de Danças Afro-brasileiras com Agnaldo Fonseca;
  • 25/4 (sexta) – Aula de Alongamento com Dina Tourinho.

Onde: Sala Carlos Moraes – Espaço Xisto Bahia (Barris)
Vagas: 15 vagas por turma, ocupadas por ordem de chegada (entrada das 13h00 às 13h15)
Quanto: Gratuito
Público-alvo: Pessoas de nível intermediário e avançado

Balé Teatro Castro Alves (BTCA)

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). O BTCA é a primeira companhia pública de dança do Norte-Nordeste e a quinta companhia de dança no Brasil. Referência na dança moderna e contemporânea, o Balé reúne em seu portfólio mais de 100 montagens de importantes coreógrafos.

Fonte: Secom GovBA

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts