Parceria entre GRSP e Transalvador visa redução de lesões e mortes no trânsito
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) firmou uma nova parceria estratégica com a organização internacional Global Road Safety Partnership (GRSP), vinculada à Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. O acordo, iniciado nesta quarta-feira (22), tem como objetivo fortalecer as iniciativas de fiscalização viária na capital baiana, por meio de uma série de medidas que incluem a formação contínua de agentes de trânsito, intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de diferentes localidades, além de apoio técnico e administrativo na gestão das operações de fiscalização.
Esta parceria é facilitada pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), da qual Salvador faz parte desde 2020. O início das atividades com a GRSP foi marcado por uma ampla agenda de integração e apresentações dos representantes da organização que visitaram o Brasil. Durante uma reunião matutina realizada no auditório da Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob), gerentes e supervisores da Transalvador tiveram a oportunidade de conhecer a missão e o plano de trabalho da GRSP.
“Nosso objetivo é claro: trabalhar para um mundo livre de mortes e lesões no trânsito, uma meta desafiadora, porém alcançável. Estamos aqui para colaborar com a cidade, compartilhando as melhores práticas globais que têm se mostrado eficazes na garantia da segurança viária dos cidadãos”, afirmou Robert Susanj durante o encontro, em que foi apresentado dados essenciais e a estrutura de fiscalização da Transalvador.
No último ano, Salvador realizou 495 operações de fiscalização, resultando em mais de 61 mil abordagens a motos e carros, que culminaram em 11.812 notificações e na remoção de 3.682 veículos por irregularidades. Durante esse período, foram conduzidos mais de 50 mil testes de alcoolemia, parte das blitzes denominadas “Respeite a Vida”, para a aplicação da “Lei Seca”. Esses números foram compartilhados com os representantes da GRSP pelo gerente de Trânsito da Transalvador, Antônio Neri.
Pela tarde, os representantes da GRSP visitaram o Esquadrão Águia da Polícia Militar da Bahia, que também colabora nas operações de fiscalização da Transalvador e foram recebidos pelo comandante do Esquadrão, o major Everton José Monteiro Leal. Depois, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o funcionamento do Núcleo de Operações Assistidas (NOA) da Transalvador, responsável pelo monitoramento em tempo real do trânsito da cidade. E à noite acompanharam uma blitz da Lei Seca, nas imediações do Jardim de Alah, na orla de Salvador.
A atuação da GRSP em Salvador, reconhecida como líder mundial em fiscalização e operações de trânsito, será pautada pelo suporte técnico, fornecendo consultoria e informações aos gestores e agentes sobre as melhores práticas globais. Essas ações de fiscalização têm como objetivo a redução de mortes e lesões graves no trânsito.
“Além de sua expertise em operações de fiscalização para aplicação da legislação, a GRSP trabalha intensamente com inteligência, dados estatísticos e comunicação”, ressaltou André Correia, coordenador de fiscalização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Brasil. “Neste primeiro momento, eles chegam com um trabalho forte de diagnóstico para compreender as necessidades de Salvador e assim salvar mais vidas no trânsito e melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu.
Sobre a GRSP
A Global Road Safety Partnership (GRSP) é uma organização sem fins lucrativos formada em 1999 em resposta ao reconhecimento global das mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito como uma crise de saúde pública. A GRSP, parte da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), colabora com parceiros multissetoriais em segurança viária em todo o mundo, envolvendo-se diretamente em países e comunidades para promover melhores práticas e fornecer capacitação e formação para profissionais de segurança viária e agentes de trânsito. A organização é reconhecida como uma autoridade especializada na validação das melhores práticas de gestão de trânsito globalmente.
Fonte: Transalvador