Por Patrícia Tosta
Estamos prestes a vivenciar a Semana Maior. E a Semana Santa vai ainda além de ser o momento forte de fé, devoção, conversão e vivência da caridade, ela é também um expoente da manifestação artística e cultural da comunidade, como bem disse o pastor da Igreja de Salvador e Primaz do Brasil, o cardeal Sérgio da Rocha:
“A Semana Maior integra o vasto patrimônio cultural, religioso e artístico do povo brasileiro, moldando a sua identidade. Manifestações religiosas tradicionais, como procissões e vias-sacras, continuam a figurar no cenário de pequenas e grandes cidades”.
Este ano a Semana Santa para os soteropolitanos terá ainda mais tocante. Neste ano de Jubileu da Cidade serão destacadas além das atividades litúrgicas, atividades de cultura religiosa que vão povoar toda a cidade. Impossível não notar essa ligação, pois a arte e a fé se integram de maneira perfeita e harmônica.
Queremos convidar você a estar atento a programação fazendo valer todo o esforço empenhado nesse projeto que tem como objetivo evidenciar o rico repertório artístico, histórico e cultural que figuram como um dos cenários mais originais para a vivência da Semana de preparação para a Páscoa.
Além das exposições de imaginária sacra e das apresentações teatrais, as atividades musicais contribuem mobilizando os afetos e interioridades por meio de concertos entorno do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Portanto, se você ama as artes e em especial a música, coloque agora mesmo em sua agenda as datas desses momentos especiais de vivência da fé e sensibilização da alma humana.
Confira a programação:
Imagens/Arte: Danilo Alves
Foto: Reprodução – Salvador, Bahia.