Pratique a solidariedade durante as festas juninas

Nova campanha de incentivo a doação de sangue do Hemoba
Foto: Hemoba

por Patricia Tosta

O programa Em Sintonia desta segunda-feira(17/06), veiculado pela Cardela FM 106.1, recebeu Margarete Mascarenhas, coordenadora do setor de Captação da Hemoba, em um entrevista sobre a nova campanha da fundação. Com o objetivo de manter os estoques de sangue em nível seguro para as festas juninas na Bahia, a Fundação Hemoba lançou a campanha “É São João na veia. Arraste o pé pra Hemoba”.

A ação busca conscientizar a sociedade baiana sobre a importância da doação de sangue, com o intuito de aumentar o número de doações de sangue para abastecer os estoques da Fundação na capital e no interior. A preocupação com o estoque de sangue no período junino se deve ao aumento da necessidade de transfusão de sangue ocasionada por um maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras por fogos de artifícios.

Dados da Sesab(Secretária da Saúde do Estado da Bahia), apontam que nos últimos 10 anos, o mês de junho já chegou a concentrar 68,38% de todos os atendimentos por explosão com bomba no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador; referência nos cuidados com ferimentos provocados por explosões e queimaduras. Além disso, neste período, há um menor volume de doações ocasionado por vários fatores como: maior incidência de infecções respiratórias em decorrência de ondas mais intensas de frio e chuvas; aumento de viagens por conta das férias escolares e, no Nordeste, as celebrações das festas juninas.

Como e onde doar?

Neste mês de junho, na capital baiana, as unidades móveis de coleta da Hemoba estarão em vários locais da cidade, das 8h às 17h. O locais de coleta são:

  • Salvador Shopping – dias 21 e 22, 25 e 26 e 29/06;
  • Assaí Paralela/Unifacs – 17 e 18/06;
  • CCR Metrô (Sede) – 19 e 20/06;
  • UFBA (Ondina) – 27 e 28/06.

Em Salvador, o posto itinerante da Hemoba continuará no Salvador Norte Shopping (G1) durante todo o mês de junho, das 9h às 18h, exceto aos domingos.

As unidades fixas funcionam com o seguinte horário:

  • Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30;
  • Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30;
  • Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
  • Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Confira a entrevista completa com todos os dados e orientações sobre a doação de sangue.

Fonte: Hemoba

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts