Como a autoestima pode impactar sua carreira?

Hoje em dia é muito comum as pessoas falarem sobre autoestima e como ela é importante em toda as esfera da nossa vida, mas será que sabemos mesmo o que é autoestima?

Segundo o Dicionário Aurélio é a qualidade de quem se valoriza, para a psicologia é sinônimo de autovalorização, auto confiança, respeito e amor que o indivíduo tem a si mesmo.

Autoestima é algo construído, está ligado a auto imagem, se desenvolve na infância e vai se fortalecendo ao longo da vida. A autoestima compõe nosso alicerce, então precisa ser olhada e desenvolvida para nosso maior bem-estar e qualidade de vida.

A autoestima tem impacto direto em nossa carreira. Impacta positivamente quanto temos percepção realista de nós mesmos, ou seja, quanto mais realista for essa percepção, mais possibilidade de avançar na carreira teremos. Se conseguimos enxergar e reconhecer nosso potencial e nossas limitações vamos ver também no que precisamos melhorar e ficaremos atentos as oportunidades que a vida traz e que podemos abraçar, e é assim que crescemos. Ter domínio do que sabe ter consciência de que não sabemos tudo, faz toda diferença no desenvolvimento da carreira

O assunto foi tema do programa Em Sintonia, da Rádio FM 106.1, que trouxe a Coach e Mentora em Carreira e Vida, Jesusa Fidalgo. Para ela, para ter sucessos na carreira profissional é imprescindível se conhecer E saber como pensar, agir, reajir e se relacionar, portanto, é fundamental ter autoconhecimento: “ O autoconhecimento traz autoconfiança e com isso aumenta a nossa capacidade de enfrentar desafios. Autoconhecimento é a base da autoestima. Para ter uma autoestima elevada é preciso se autoconhecer. Autoconhecimento leva o indivíduo enxergar os seus defeitos e qualidades e acima de tudo a sua singularidade, o que te faz diferente, único”, comentou a especialista.

Para Jesusa Fidalgo, o trabalho do autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento da carreira, pois vai dar força e ação: quanto mais estima você tem, em si mesmo, mais desejo de se mostrar ao mundo terá.

Jesusa também apresentou as estratégias que podemos adotar para desenvolver a competência da autoestima

• Estabelecer metas para você, para o seu desenvolvimento. Pequenos desafios para você superar, mas que sejam tangíveis;
• Cuidar da saúde, do pensamento, do que você tem se nutrido, não só o físico, mas a mente, a alma e o coração;
• Cuidar das emoções e se dar o direito de sentir e pensar. Se não der conta, busque ajuda;
• Invista em melhorar seus pontos fortes, não ficar focada apenas no que não está dando certo, no que você não é forte, busque desenvolver aquilo que já é forte em você.
• Dizer sim para você, as vezes é preciso dizer não para o outro. Aprenda de dizer não!
• Não se compare, se aceite, se ame!
• Aprender com os erros é também outra estratégia. Veja o que de bom aquilo te ensinou, busque a superação e aprenda com seus erros.

E por fim, cultive relacionamentos saudáveis e busque pessoas que estejam a seu lado colocando para cima e não sejam opressoras, abusivas e tóxicas

O programa Em Sintonia acontece de segunda à sexta, das 8h às 10h da manhã na Rádio FM 106.1.

 

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts