Dom Valter Magno concede entrevista à Rádio Excelsior da Bahia sobre Dia Mundial dos Pobres

O bispo-auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia e vice-presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, dom Valter Magno de Carvalho, concedeu entrevista exclusiva a Rede Excelsior de Comunicação, no ultimo dia 14 de novembro. Durante a entrevista no programa Entre Amigos, apresentado pelo radialista Reis Moura, dom Valter Magno detalhou as ações arquidiocesanas da Sé Primaz do Brasil para o Dia Mundial dos Pobres, celebrado em 19 de novembro.

O Dia Mundial dos Pobres é uma ação pastoral da Igreja instituída pelo Papa Francisco no ano de 2017, em função da conclusão do Jubileu da Misericórdia, sempre celebrado no domingo que antecede o Dia de Cristo Rei, que ocorre no último domingo do Ano Litúrgico da Igreja Católica, geralmente no mês de novembro. A data tem como objetivo chamar a atenção para a situação das pessoas em situação de pobreza e marginalização e incentivar a solidariedade e o apoio aos menos favorecidos.

 

Confira um trecho da entrevista:

Reis Moura: Dom Valter, como está acontecendo a Reunião Arquidiocesana do Clero nesta semana?

Dom Valter Magno: O encontro geral do clero acontece de dois em dois meses. Todos os padres e diáconos da nossa Arquidiocese e nós, bispos, nos reunimos para tratar de temas ligados a pastoral da vida diocesana. O encontro desta semana está sendo muito bonito. Dom Sérgio (Arcebispo de Salvador, primaz do Brasil), partilhou um pouco sobre a experiência da primeira Assembleia do Sínodo dos Bispos, e depois, outros assuntos da vida diocesana.

 

Reis Moura: Como anda o trabalho na Arquidiocese de Salvador?

Dom Valter Magno: Nós temos tido muitas iniciativas pastorais, várias situações que demandam a nossa atenção, em especial, as Visitais Pastorais Missionárias que estão acontecendo em várias paróquias da Arquidiocese. Essa iniciativa foi um pedido de dom Sérgio, aprovado pelo Conselho Presbiteral, que tem sido muito bonita. A próxima será no dia 23 de novembro na Paróquia Santa Teresinha, do Chame-Chame.

 

Reis Moura: Como o senhor reflete o tema proposto pelo Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres deste ano? Como ele pode ser vivido em nossa Arquidiocese?

Dom Valter Magno: O tema deste ano do Dia Mundial dos Pobres fala exatamente sobre a realidade. “Não desvies o olhar de nenhum pobre”. As pessoas que são marginalizadas, pessoas em situação de rua, pessoas caídas nas calçadas de nossa cidade, elas precisam ser vistas e vistas como irmãos e irmãs nossos. Eles não são pessoas simplesmente marginalizadas, são irmãos nossos, precisam ser olhados e cuidados. O primeiro gesto de cuidado é perceber o outro, dar atenção ao outro. O tema de esse ano nos ajuda a entender a realidade da pobreza.

 

Reis Moura: Como entender o Brasil com 30 milhões de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza?

Dom Valter Magno: Há gente que tem muito, há gente que acumula riquezas, que acumula bens. Um grupo muito pequeno de pessoas do nosso país tem a maior parte da riqueza. Por outro lado, a maioria imensa não tem o que comer e colocar na mesa para se servir. É uma realidade extremamente desigual. Enquanto poucos têm demais, uma maioria não tem aquilo que é necessário para sobreviver. Como curar está chaga? Através da partilha, da solidariedade. Aquele que tem precisa aprender que é preciso partilhar com aquele que não tem.

 

Reis Moura: Quais as atividades propostas para a 7ª Jornada Mundial dos Pobres na Arquidiocese, a Sé que deu a Igreja a Santa Dulce dos Pobres?

Dom Valter Magno: Durante essa semana várias paróquias da nossa Arquidiocese estão vivendo a experiência da Jornada Mundial dos Pobres, que é uma oportunidade para que reflitamos sobre a realidade da pobreza. Para isso, a ASA (Ação Social Arquidiocesana) preparou um roteiro que pode ajudar as comunidades a refletir. Nesse roteiro, há dois momentos de celebração da palavra que pode ser vivido nos grupos bíblicos, nos lugares de formação das nossas paróquias. Além disso, para o Dia Mundial dos Pobres, que será no próximo domingo, dia 19, todas as paróquias da Arquidiocese de Salvador são convidadas a celebrar este dia. Todas as paróquias terão nas suas celebrações referências, preces e iniciativas. Teremos também quatro celebrações de cunho arquidiocesano, uma delas presidida pelo nosso cardeal arcebispo, dom Sérgio, no Santuário de Santa Dulce dos Pobres, às 10h30 da manhã do próximo domingo. Depois, na Matriz da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, presidirei a Missa às 8h da manhã. Na Paróquia Santa Clara, na comunidade Santo Antônio, às 10h, dom Dorival (Bispo-auxiliar da arquidiocese de Salvador) vai presidir a Missa. Na Ilha de Itaparica, na Paróquia do Santíssimo Sacramento, às 7h da manhã, também será celebrada a Missa com cunho especial do Dia Mundial dos Pobres. Nesses lugares haverá também várias ações de cunho social como partilha de alimentos, oportunidade para corte de cabelo, várias oficinas. Nesse Dia Mundial dos Pobres teremos uma coleta. Aqueles que forem as celebrações, a Missa, poderão fazer a sua doação. A coleta será recolhida e trazida para a ASA, que cuida de várias ações sociais e pastorais sociais da nossa Arquidiocese.

 

Reis Moura: Como estão às expectativas para a Ordenação Presbiteral dos novos sacerdotes para a nossa Arquidiocese?

Dom Valter Magno: Uma grande alegria! Serão quatro novos padres para a nossa Arquidiocese. Os diáconos Caio, Carlos, Jorge e Pedro serão ordenados no dia 02 de dezembro, na Catedral, às 9h da manhã. É momento de agradecer a Deus por esses jovens que agora, consagrando sua vida ao Senhor, vão se tornar pastores do nosso povo, cuidadores dos nossos irmãos e irmãs. É motivo de agradecimento. Mas, nós precisamos que rezem muito pelas vocações. Precisamos muito de um trabalho vocacional cada vez mais fortalecido, para que no seminário haja sempre jovens se preparando para servirem ao povo de Deus. A expectativa é deles serem ordenados, se colocarem a serviço, poderem ir para as paróquias ajudar nossos padres no processo evangelizador.

 

O Dia Mundial dos Pobres será celebrado na Arquidiocese de Salvador, Sé Primaz do Brasil, no dia 19 de novembro. A arquidiocese se prepara para quatro principais momentos de cunho arquidiocesano durante a celebração. O primeiro, às 7h da manhã, na Ilha de Itaparica, com Santa Missa motivada ao Dia Mundial dos Pobres na Paróquia Santíssimo Sacramento. Às 8h, em Lauro de Freitas, o bispo-auxiliar de Salvador, dom Valter Magno de Carvalho, presidirá a Santa Missa na Paróquia Santo Amaro de Ipitanga. Na comunidade Santo Antônio da Paróquia Santa Clara, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, o bispo-auxiliar de Salvador, dom Dorival Barreto, presidirá a Santa Missa às 10h. No Santuário Santa Dulce dos Pobres, em Salvador, a Missa ocorrerá às 10h30 da manhã sobre a presidência do arcebispo metropolitano e primaz do Brasil, o cardeal Sérgio da Rocha.

A integra da entrevista com o bispo-auxiliar da arquidiocese de Salvador, dom Valter Magno de Carvalho, pode ser acessada no Youtube oficial da Rádio Excelsior da Bahia (Rede Excelsior Bahia).

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts