Um grupo de amigos católicos de paróquias distintas de Salvador e da Região Metropolitana decidiu, por meio do esporte, levar a palavra de Deus a jovens de várias partes da cidade. Matheus da Hora, membro da Paróquia Espírito Santo, no bairro de Tancredo Neves, uniu-se Lucas Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do bairro da Mata Escura, e Alexsandro e Kaique Rodrigues, da Paróquia Divino Espírito Santo, de Abrantes.
A ideia surgiu quando os amigos resolveram organizar um amistoso de futsal entre as paroquias e comunidades. O que começou com algumas partidas acabou se transformando em uma das maiores copas de futsal diocesanas de Salvador. A partir daí, fundaram a “Copa Jovens de Cristo”, a primeira edição foi no dia 25 de maio deste ano, no Centro de Iniciação ao Esporte, em Itapuã, e contou com a participação das seguintes igrejas:
- Paróquia Divino Espírito Santo de Abrantes (convidada da Diocese de Camaçari)
- Paróquia Espírito Santo (Tancredo Neves)
- Desperta-me (representando a Paróquia de Cristo Libertador Rei do Universo, no bairro de Vila Canária)
- Comunidade Católica Shalom (Rio Vermelho)
- Paróquia Cristo Operário (Castelo Branco)
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Periperi (Periperi)

A primeira edição foi um sucesso, com a Comunidade Católica Shalom consagrando-se campeã da Copa Jovens de Cristo, em segundo lugar a Paróquia Divino Espírito Santo de Abrantes, em terceiro o grupo Desperta-me, do bairro de Dom Avelar.

A segunda edição do torneio já tem data marcada e acontecerá nos dias 23 e 30 de novembro, no Centro de Iniciação ao Esporte, no bairro de Itapuã. Nesta edição o torneio contará com o dobro de paróquias, totalizando doze equipes. A expectativa de público é alta, devido ao sucesso da primeira edição. Com as inscrições já encerradas, todos aguardam ansiosamente pelo dia 23, para mais um grande momento de evangelização entre os jovens católicos.
Por Matheus da Hora