Todos os anos, no primeiro sábado de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove um mutirão de atendimento gratuito para prevenção do câncer de pele. Em 2023, o evento irá acontecer no próximo dia 2, das 9h às 15h, em todo o Brasil.
Na Bahia, seis unidades de saúde em três municípios vão participar do mutirão: Cican, Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Izabel e Hospital Aristides Maltês, em Salvador; Policlínica Regional de Saúde de Feira de Santana; e Centro Universitário de Atenção à Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb), em Vitória da Conquista.
A expectativa é que mais de 70 dermatologistas baianos voluntários avaliem pacientes e examinar se há sinais da doença. Se houver suspeita de câncer de pele, a pessoa será encaminhada para tratamento pelo SUS no mesmo serviço.
A expectativa é que sejam realizados cerca de 200 atendimentos por posto, totalizando 1200 atendimentos durante o mutirão na Bahia.
O câncer de pele é o mais comum no mundo e um de seus tipos, o melanoma, pode ser fatal caso não seja descoberto no começo.
O assunto foi tema do Programa Em Sintonia, apresentado pela Comunicadora, Patrícia Tosta que entrevistou a Dermatologista Dra. Maria Clara Gordiano, coordenadora da Campanha do Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Bahia. De acordo com a médica os cuidados com a prevenção deve ir além do uso de protetor solar, “importante usar sobretudo em dias mais quentes e e durante a exposição solar roupas apropriadas com manga, chapéu e óculos de sol, o cuidado maior deve ser visto entre as crianças e idosos”, lembrou a especialista
Para prevenir-se, a proteção contra os raios do sol – com roupas, chapéus, óculos de sol, etc. – é fundamental, além de evitar a exposição solar entre 10h e 16h e usar sempre protetor solar.
O Programa Em Sintonia é transmitido ao vivo de segunda à sexta das 8 às 10h da manhã, pela Radio 106.1
Fonte: SBD- Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Ba
Redação: Patricia Tosta