Papa Francisco e Rede Excelsior: Uma história de Pastoreio, Comunicação e Proximidade

A trajetória da Rede Excelsior de Comunicação, primeira emissora católica do Brasil, com o Papa Francisco é marcada por encontros históricos, gestos de afeto e uma missão em comum: comunicar a fé com esperança, misericórdia e proximidade.

Fundada com o propósito de ser a voz da fé católica nas ondas do rádio brasileiro, a Rádio Excelsior é a primeira emissora religiosa católica do país. Ao longo de sua história, a rádio não apenas consolidou sua presença como veículo de evangelização, mas também estreitou laços profundos com o pontificado do Papa Francisco.

Seu atual presidente, o Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, integrou o seleto grupo de conselheiros mais próximos do Papa no Conselho de Cardeais (C9). Além dele, ex-presidentes da Fundação Dom Avelar / Rede Excelsior, como o Cardeal Geraldo Majella e Dom Murilo Sebastião Krieger, arcebispo emérito de Salvador, conviveram com Francisco quando este ainda era o Cardeal Jorge Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina.

Segundo o cardeal Sérgio da Rocha em homilia na Missa em Sufrágio da alma do Papa Francisco, “louvamos a Deus pelo dia a dia do Papa Francisco, pelo seu jeito simples e fraterno com o qual no dia a dia foi conduzindo a Igreja”. O arcebispo reforçou ainda que “a cátedra de onde ele nos ensinava, de onde ele nos guiava, foi muitas vezes a cadeira de rodas que ele sempre aceitou e soube valorizar os irmãos e irmãs que viviam em situação semelhante”.

Um presente da Bahia ao coração do Papa

Durante uma visita oficial ao Vaticano em 2023, o atual diretor da Fundação Dom Avelar / Rede Excelsior, o padre Danilo Pinto, entregou ao Papa Francisco um broche do Senhor do Bonfim – símbolo baiano carregado de espiritualidade e esperança. O gesto foi mais do que uma cortesia: selou o elo entre a fé do povo baiano e o coração do Papa e as bênçãos do pontífice para a emissora de rádio. 

Para o sacerdote, “muito do caminho e da história da Rede Excelsior se imbricam com o pontificado do Papa Francisco, não apenas pelas diretrizes pastorais que são apresentadas para o âmbito da comunicação, mas por momentos e por gestões que acabaram marcando a história das emissoras com o Papa”

Formação no Vaticano: Comunicadores a serviço da Igreja

Durante o pontificado do Papa Francisco, comunicadores da Rede Excelsior participaram de um intercâmbio no Dicastério para a Comunicação da Santa Sé. A experiência reforçou o modelo de comunicação querido por Francisco – centrado na escuta, na proximidade e na esperança –, valores vividos diariamente pela emissora baiana.

Santa Dulce dos Pobres: Um elo sagrado entre Salvador e Roma

A canonização de Santa Dulce dos Pobres, em 2019, foi outro marco dessa conexão entre a Excelsior e o Papa Francisco. A Rede Excelsior transmitiu com exclusividade a Santa Missa de Canonização presidida pelo Papa Francisco na Santa Sé e a Missa de Ação de Graças em Salvador, presidida por Dom Murilo Krieger, ex-presidente da Fundação Dom Avelar A santa baiana, proclamada oficialmente por Francisco, tornou-se símbolo de caridade e reforçou a identidade da fé popular celebrada pela rádio.

A voz do Papa no coração do povo

Através da parceria com o Vatican News, a Rede Excelsior segue transmitindo as palavras do Papa, suas homilias, mensagens e discursos, mantendo viva a presença do pontífice em sua programação. A mensagem de Francisco ressoa diariamente nas casas dos ouvintes baianos, como sinal de comunhão com a Igreja universal.

A missão do rádio segundo o Papa

“O rádio tem a capacidade de chegar a todos, até às pessoas mais isoladas; é um meio que leva companhia, que leva a palavra de esperança”, afirmou o Papa em 2020, em sua mensagem para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Tal definição expressa com exatidão o propósito vivido pela Rede Excelsior em sua missão diária e a importância do rádio para a vivência de uma Igreja Sinodal, em saída, e para todos, todos e todos como afirmava o Santo Padre. 

No Jubileu e na Jornada: Presença nos grandes momentos da fé

A Rede Excelsior também esteve presente em eventos históricos do pontificado de Francisco. Em janeiro de 2025, a emissora participou do Jubileu dos Comunicadores em Roma, uma das primeiras atividades do Jubileu da Esperança, enviando a direção e coordenação de programação da Rede para o encontro de comunicadores de todo o mundo com o Papa. Em 2013, a Excelsior realizou a cobertura completa da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, primeira visita de Francisco ao país.

Uma aliança de fé, proximidade e evangelização

A história entre o Papa Francisco e a Rede Excelsior é um retrato vivo do que significa ser uma Igreja em saída: próxima, comunicadora, misericordiosa e profundamente conectada com a realidade do povo. É uma aliança construída com gestos, palavras e ações que seguem inspirando milhares de ouvintes todos os dias.

Redação: João Victor

Imagens: Acervo Padre Danilo Pinto / Rede Excelsior / Arquidiocese de Salvador

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts