Rede Excelsior de Comunicação realiza programação especial em honra ao ministério do Papa Francisco

A Rede Excelsior de Comunicação, por meio das emissoras Rádio Excelsior FM 106.7 e Rádio Cardeal FM 106.1, deu início a uma ampla programação especial em homenagem ao ministério do Papa Francisco. A iniciativa teve início logo após a confirmação do falecimento do pontífice, ocorrido na madrugada de segunda-feira, 21 de abril, e se estenderá até o final do novenário em luto ao pontífice católico. A proposta da Rede Excelsior é proporcionar ao público ouvinte uma imersão profunda nos principais temas que marcaram o pontificado de Francisco, trazendo vozes especializadas para refletir sobre os diversos aspectos do seu ministério à frente da Igreja e sua atuação na sociedade contemporânea.

Segundo Patrícia Tosta, coordenadora de programação da Rede Excelsior, “esse é um momento ímpar na vida da programação da Excelsior, poder dá visibilidade a figura do Papa Francisco que tem uma importância enorme, não só do ponto de vista de líder religioso, mas também como chefe de Estado e um homem muito humano e que teve uma expressividade em todas as esferas e temas relacionados à natureza humana e a vida da Igreja”.

 

Programação Especial

A programação teve início na quarta-feira, 24 de abril. Na Rádio Excelsior, o padre Danilo Pinto, diretor da Fundação Dom Avelar/Rede Excelsior, participou do programa Doze em Pauta e compartilhou a história da Rede Excelsior com o Papa Francisco. No programa Entre Amigos, o cônego Alberto Montealegre, reitor do Santuário São João Maria Vianney, da Arquidiocese de Salvador, comentou sobre as reformas da Cúria Romana durante o pontificado de Francisco. Já na Cardeal FM, o programa Em Sintonia recebeu o professor Eduardo Mattedi, coordenador da Pastoral da Cultura, que analisou as encíclicas Fratelli Tutti e Laudato Si’.

O programa Pega Visão trouxe a participação de Lívia Cartaxo, refletindo sobre o relacionamento do Papa com as Novas Comunidades, a partir do testemunho da Obra Lumen. No Fora da Caixa, o professor Jean Santos abordou a “Economia de Francisco”, compartilhando sua experiência de encontros pessoais com o pontífice.

Na quinta-feira, 25 de abril, o dia começou com a presença do padre Jorge Valois no Em Sintonia, comentando sobre o Jubileu instituído por Francisco para o ano de 2025. No Doze em Pauta, o professor Deivid Lorenzo, reitor da Universidade Católica do Salvador (UCSal), e o internacionalista Tiago Matos discutiram a influência do Papa na educação e na comunidade internacional. O programa Entre Amigos recebeu o cônego Edson Menezes, reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, que relatou o encontro dos reitores de santuários com o pontífice, além do frei José Luis, que falou sobre a escolha do nome Francisco e os aspectos franciscanos do seu pontificado. Encerrando o dia, o programa É Notícia recebeu o padre Jailson Jesus, historiador da Arquidiocese de Salvador, para um panorama histórico do pontificado.

Sexta-feira de Reflexão e Memória

Na véspera do sepultamento, sexta-feira, 25 de abril, a Rede Excelsior trará uma programação exclusiva. Ao meio-dia, o Doze em Pauta contará com o padre Manoel Filho, vigário episcopal para Cultura, Educação e Comunicação da Arquidiocese de Salvador, falando sobre a relação do Papa com o mundo das comunicações. Às 13h, o bispo emérito de Araçuaí (MG), dom Esmeraldo Farias, participa do Entre Amigos, tratando do aspecto missionário do pontificado de Francisco. Às 16h, o programa Ciranda da Fé será dedicado a Francisco, conduzido por Neylon Barbosa. No É Notícia, às 17h, Márcio Didier, gestor do Santuário Santa Dulce dos Pobres, refletirá sobre a relação entre o Papa e a primeira santa baiana e brasileira. A programação do dia será encerrada com um especial às 18h sobre o Papa e o esporte, com a participação de Márcio de Maria, coordenador da Pastoral do Esporte da Arquidiocese.

Sábado: Dia do Sepultamento e de Homenagens

No sábado, 26 de abril, data do sepultamento do Papa Francisco, a programação terá início às 4h30 da manhã com a transmissão da Missa de Exéquias, presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais. A cerimônia será transmitida pela Rede Excelsior, acompanhada pelo padre Manoel da Paixão, deão do Cabido Metropolitano de Salvador, que auxiliará os ouvintes a compreenderem a ritualística do funeral papal.

Ao longo do dia, a Rede Excelsior apresentará uma série de programas especiais dedicados à vida e ao legado de Francisco. Entre os destaques estão:

  • 10h: Dedim de Prosa – “Papa Francisco: encontros e desencontros”, com Valéria Albuquerque;
  • 11h: Família em Oração – padre Laudimar Oliveira comenta sobre a reforma dos processos de nulidade matrimonial durante o pontificado do Papa Francisco;
  • 12h: Especial “Papa Francisco e os Pobres” e “Papa Francisco e a Campanha da Fraternidade”, com João Victor, padre José Carlos e padre Carlos Augusto;
  • 13h: Papo com Seminarista – Papa Francisco e a Cultura Vocacional;
  • 14h: Segue o Som – René Vilela aborda os frutos do ministério;
  • 15h: Café com Sofia – “A Filosofia de Francisco”, com Neylon Barbosa e padre Fernando Pedrosa;
  • 18h: Maria em Sua Casa – Espiritualidade mariana no pontificado do Papa Francisco, com dom Marco Eugênio Galrão, bispo auxiliar de Salvador; e padre Cleriston Mendes;
  • 19h: Escola de Fé – Padre Zeca fala sobre Francisco e o Catecismo;
  • 20h: Intimidades da Fé – especial com Gilberto Vitória e a Drª. Taciane Barros sobre encontros com o Papa Francisco.

Toda a programação pode ser acompanhada pelas frequências da Rádio Excelsior FM 106.7 e Rádio Cardeal FM 106.1, além dos canais no YouTube e nos aplicativos disponíveis para iOS e Android. As redes sociais da Rede Excelsior também disponibilizam atualizações e conteúdos exclusivos relacionados à cobertura do luto e homenagens ao Papa Francisco.

Redação: João Victor

Imagem: Produção Rede Excelsior

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts