Rede Excelsior lança ‘Essência de Nazaré’ e faz o Rádio ter Perfume

Rádio Excelsior lança sua marca de perfume, Essência de Nazaré.
Foto: Danilo Alves / Arquivo FDA

A Rádio Excelsior da Bahia, pioneira na radiodifusão religiosa e católica no Brasil, apresenta ao público um projeto inédito que une espiritualidade, inovação e sensorialidade. Trata-se do lançamento do perfume de ambiente vinculado á programação, qual seja, a “Essência de Nazaré”. O projeto é inspirado na “Mística da Sagrada Família”.

Um Perfume que Conta uma História

A “Essência de Nazaré” foi concebida para proporcionar uma experiência sensorial capaz de remeter o ouvinte ao convívio harmonioso e espiritualidade da Sagrada Família de Nazaré. Com uma combinação de notas olfativas, o perfume desperta memórias, reflexões e uma singular experiência espiritual, integrada com a programação. Na programação, o ouvinte poderá escutar a “Mística de Nazaré”, um conjunto de spots com sonoplastia das antigas radionovelas que remetem aos valores e vivências da Sagrada Família. Integrados, mística e essência, favorecerão uma experiência de vivência da espiritualidade através dos sentidos.

A curadoria da fragrância foi feita a partir de alguns elementos que integram e outros que remetem à simbologia de Nazaré a época de Jesus, em Israel, resultando numa leitura contemporânea da fragrância. Segundo Danilo Alves, coordenador de Criação e Inovação da instituição, o projeto traduz o compromisso da rádio em evangelizar de forma criativa e contemporânea. “Com a ‘Essência de Nazaré’, uniremos dois sentidos poderosos, o olfato e a audição, para criar uma experiência que toca profundamente as pessoas. É um projeto que marca nosso propósito de conectar fé e vida”, explica.

Uma Rádio que possui Perfume: Integrando os Sentidos

A programação da rádio será especialmente adaptada para integrar a proposta do perfume, e possibilitar a vivência da espiritualidade através dos sentidos, com a Mística de Nazaré. Reflexões, áudios poéticos e conteúdos exclusivos serão apresentados, permitindo que os ouvintes vivenciem a essência de forma completa, unindo audição e olfato em uma mesma narrativa.

Para o Pe. Danilo Pinto, diretor-geral da Rádio Excelsior, a iniciativa é um marco no contexto da comunicação católica. “A ‘Essência de Nazaré’ é mais do que um perfume de ambiente; é um símbolo do nosso compromisso em evangelizar de maneira criativa e significativa, levando a boa nova do Evangelho para dentro dos lares de forma inovadora e sensível”, destaca.

Ao adquirir a “Essência de Nazaré” os ouvintes participarão da Campanha de Migração, para favorecer a chegada da Rádio Excelsior no espectro FM 106.7. A fragrância poderá ser adquirida, inicialmente, na sede da própria Fundação Dom Avelar Brandão Vilela e na Capela Sagrada Família, ambos no Garcia, em Salvador.

Uma Rádio com Cultura de Startup: Conectar, Evangelizar e Inovar

Todo esse processo é desdobramento de posturas adotadas pela nova gestão, que, no início de 2023, adotou a inovação como um dos principais valores institucionais. O que hoje se apresenta como um produto inédito no mercado, o perfume “Essência de Nazaré”, é resultado de uma série de renovações que vêm transformando a cultura da primeira emissora de rádio religiosa e católica do Brasil. Entre os avanços estão a adoção de metodologias estratégicas como OKR, o uso de inteligência artificial na produção de conteúdo, o programa de compliance no âmbito jurídico, e a adoção do branding na programação e nas redes sociais. Estes objetivos estratégicos retratam como a inovação está sendo incorporada, gradualmente, de modo a ser assimilada no contexto institucional e permear todos os setores das emissoras e fundação.

Segundo o Pe. Danilo Pinto, “a perspectiva é trazer a cultura de startup para dentro da emissora, sem abrir mão da sua história, identidade e tradição. Depois de dois anos trabalhando internamente nesta perspectiva, a inovação está efetivamente começando a fazer parte da programação, e alcançando o destinatário final do nosso trabalho, o/a querido/a ouvinte. Para isto, foi preciso que o processo fosse vivenciado primeiramente no âmbito interno, entre os coord. de setores e seus liderados, para depois chegar de modo mais consolidado ao nosso ouvinte, a exemplo da proposta da Mística e Essência de Nazaré”. Para os próximos meses, os ouvintes terão ainda mais novidades, como a gameficação da programação, jornalismo integrado com as mídias digitais e a expansão da programação para o streaming.

por Pe Danilo Pinto

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts