Rede Excelsior realiza cobertura da Ordenação Episcopal de Dom Gabriel Filho, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador.

Por João Victor

A Rede Excelsior de Comunicação transmitiu na manhã do último sábado, 13 de setembro, diretamente da Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, Igreja Mãe do Brasil, a cerimônia de ordenação episcopal de Dom Gabriel dos Santos Filho, nomeado pelo Papa Leão XIV como novo bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A celebração reuniu mais de 1.300 fiéis e contou com a presença de autoridades eclesiásticas de todo o país, além de representantes civis e políticos.

Dom Gabriel foi ordenado bispo pelas mãos do cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. Como co-ordenantes estiveram dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo emérito da Diocese de Araçuaí (MG), e dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz (MG).

A celebração marcou um momento histórico para a Igreja na Bahia e refletiu a trajetória pastoral e formativa de Dom Gabriel, que tem seu ministério profundamente enraizado na Arquidiocese de Salvador. O lema episcopal escolhido pelo novo bispo — “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (Jo 7,37) — revela o espírito de acolhimento e serviço que deve guiar sua missão episcopal.

Entre as autoridades eclesiásticas presentes estiveram o arcebispo emérito de Salvador, dom Murilo Sebastião Krieger; o arcebispo de Feira de Santana, dom Zanoni Demettino Castro; o arcebispo de Vitória da Conquista, dom Vitor Agnaldo; o arcebispo de Aracaju, dom Josafá Menezes; o presidente do Regional 3 da CNBB, dom Dirceu de Oliveira Medeiros; dentre outros prelados de todo o país.

A cerimônia também foi acompanhada por autoridades civis, como o prefeito de Salvador, Bruno Reis; o vereador Silvio Humberto; o ex-ministro da Cidadania, João Roma; e a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães.

Em entrevista a Rede Excelsior de Comunicação, o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, destacou que “é uma grande alegria ordenar mais um padre do clero como bispo da Igreja” referindo-se a simbologia da ordenação marcar o segundo sacerdote da Arquidiocese de Salvador elevado ao episcopado da Igreja Católica durante o governo pastoral do cardeal na Sé Primaz do País.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, comemorou o fato do primeiro negro soteropolitano chegar ao episcopado da Igreja: “o primeiro negro ordenado bispo da Igreja. Ele que era nosso vigário-geral, agora o dom Gabriel, que tem uma linda trajetória na Igreja pregando o Evangelho e fazendo o seu sacerdócio”destacou o gestor municipal. 

Para a secretária estadual de Promoção à Igualdade Racial do Estado da Bahia, Ângela Guimarães, “a trajetória de dom Gabriel o credencia para estar nesse lugar, um pastoreado vinculado a existência da pastoral afro, a irmandade do rosário dos pretos, a uma Igreja que professa o amor ao próximo, a caridade e a luta por justiça social”.

Quem é Dom Gabriel dos Santos Filho

Natural de Salvador, Dom Gabriel nasceu em 8 de novembro de 1966 e foi ordenado presbítero em 18 de março de 1995. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Central da Bahia, pela Universidade Católica de Salvador, e é mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Além de sua sólida formação acadêmica, Dom Gabriel traz uma vasta experiência pastoral. Já atuou como vigário paroquial, pároco e capelão em diversas comunidades da capital e do interior baiano. Entre as paróquias que liderou estão a do Santíssimo Sacramento (Itaparica), São Paulo Apóstolo (IAPI), Divino Espírito Santo (Alto das Pombas) e Nossa Senhora da Conceição (Valéria).

Entre 2008 e 2011, foi reitor do Seminário São João Maria Vianney, e de 2012 a 2015, serviu em missão na Arquidiocese de Porto Velho (RO), como responsável por uma área missionária e diretor de estudos do Seminário Maior João XXIII.

Ligado à espiritualidade do Prado, Dom Gabriel foi coordenador nacional da Associação dos Padres do Prado e responsável pela formação da entidade. Também teve atuação marcante na Pastoral Afro-Brasileira da Arquidiocese de Salvador e foi capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Entrevista exclusiva à Rede Excelsior

Após a cerimônia de Ordenação Episcopal , Dom Gabriel concedeu entrevista exclusiva à Rede Excelsior de Comunicação, onde compartilhou suas impressões sobre a ordenação e falou sobre seus próximos passos na missão episcopal. “Estou muito emocionado, e a emoção é proporcionada pelo calor humano das pessoas e sobretudo pela fé de cada fiel que aqui está. Esta aqui, acredita na Igreja, acredita na força da nossa oração, acredita no pastoreio dos seus pastores” – destacou o novo prelado. 

 

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts