Debate aconteceu na manhã de hoje (23), no Plenário Cosme de Farias
Na manhã desta quinta-feira (23), às 9h30, a Câmara de Municipal de Salvador foi palco de uma discussão sobre a tarifa dos ônibus e o passe livre estudantil.
Convocada pela Comissão de Direito à Cidade, em colaboração com o Comando de Mobilização Estudantil, a audiência pública reforçou o debate sobre transparência e fiscalização das contas do serviço de ônibus. A audiência foi presidida pela vereadora Laina Crisóstomo (PSOL).
Intitulada “R$ 5,20 não dá! Passe livre já!”, a audiência busca chamar a atenção do poder público para o impacto do aumento na vida da população. Além disso, a busca pelo passe livre estudantil está entre as principais pautas do debate.
A Comissão de Direito à Cidade, presidida pela vereadora Laina, faz parte de uma das diversas ações realizadas também em conjunto com a bancada de oposição na busca por um acesso ao transporte público que de fato, seja garantido a toda população.
Também foram tratadas na audiência as 13 emendas propostas ao Projeto de Lei nº294/2023, que concede subsídio de R$205 milhões às empresas de ônibus e como isso pode ser revertido em benefícios para a população. O PLE-294/2023 foi aprovado na Câmara no dia 14 de novembro.
A vereadora destaca que a marcação da audiência se deu após diversas manifestações conduzidas pelo movimento estudantil, evidenciando a importância do engajamento da juventude na busca por seus direitos.
Foram convidados representantes do Executivo Municipal, através das secretarias de Educação e de Mobilidade; o Ministério Público e entidades estudantis, como a União dos Estudantes da Bahia (UEB); DCE da Uneb; DCE da Ufba e Associação Baiano de Estudantes Secundaristas (Abes).
Fonte: Câmara Municipal de Salvador