Uma Década da Encíclica “Laudato Si'”: por uma verdadeira conversão cristã no aspecto ecológico

Por Vinicius Arnaut e João Victor

Há dois dias da celebração litúrgica de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza, a Encíclica “Laudato Si” publicada em 24 de maio de 2015 pelo Papa Francisco completa uma década sendo um dos documentos atuais da Igreja Católica mais influentes na sociedade mundial no que diz respeito às questões ambientais, se estabelecendo como um norte diante dos dilemas ecológicos vistos como inseparáveis das crises sociais contemporâneas e globais. 

O seu impacto foi reafirmado num encontro especial realizado na última quarta-feira, 1º de outubro de 2025, no Centro Mariápolis de Castel Gandolfo, na região metropolitana de Roma, Itália. Durante o evento, o Papa Leão XIV recebeu os participantes da Conferência “Aumentar a Esperança”, um evento que marcou o décimo aniversário do texto, sublinhando a necessidade urgente de aprofundar a sua mensagem e reunindo autoridades ambientais de todo mundo, como a ministra brasileira de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. 

O Legado da “Laudato Si'”: A Ecologia Integral

A Encíclica “Laudato Si: sobre o cuidado da nossa casa comum” critica o consumismo desenfreado e irresponsável que impacta na degradação do meio ambiente, proporcionando um olhar teológico a respeito de um desenvolvimento sustentável que ultrapasse os meros “slogans” ambientalistas, e se direcione para uma verdadeira conversão cristã ecológica da humanidade que tem como dever cuidar da Criação de Deus, conforme o primeiro cápitulo do Livro de Gênesis.

Inspirada em São Francisco de Assis, a Encíclica chamou a atenção global, e conforme destacado por Leão XIV, a “Laudato Si'” se tornou “um ponto de partida para o diálogo e inspirou grupos de reflexão, programas escolares e universitários, colaborações e projetos de vários tipos em todos os continentes”, além de causar impacto nas “cúpulas internacionais, os campos do ecumenismo e do diálogo inter-religioso, da economia e dos negócios, bem como os estudos teológicos e bioéticos”, sendo incorporada nos debates acadêmicos, científicos e políticos.

O Desafio Espiritual e Educacional

Ao concluir o seu discurso, o Papa Leão XIV deixou a seguinte reflexão: Deus nos perguntará se cultivamos e cuidamos deste mundo que Ele criou (cf. Gn 2:15), para o benefício de todos e das gerações futuras, e se cuidamos de nossos irmãos e irmãs (cf. Gn 4:9; Jo 13:34). Então, como responderemos?”

A Encíclica “Laudato Si” não é apenas um documento sobre o ambiente; é um desafio que, dez anos depois, clama por uma resposta que vá além das palavras e se concretize em ações de esperança e compromisso cristão que não pode ser dispensado por questões ideológicas.

Confira o texto completo da Encíclica Laudato Si acessando o link: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

Fontes: Vatican News

Imagem: Instagram Marina Silva

 

Arrecadação do mês​
0 %

Últimos Posts