Com o objetivo de estimular e socializar as iniciativas no campo da pesquisa científica, contribuir para a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância da função pesquisa, promover o intercâmbio intra e interinstitucional em torno da produção do conhecimento, e fomentar a difusão e o fortalecimento da diversidade científica no estado da Bahia, a Universidade Católica do Salvador (UCSAL) iniciou ontem, 23 de outubro, a 26ª edição da Semana de Mobilização Científica (SEMOC).
Este evento que acontece anualmente desde 1998, segue até esta sexta-feira, dia 27 de outubro. Em 2023, a SEMOC está fundamentada no tema “Democracia e Cidadania no Século 21”. De acordo com a instituição, “Este tema se sincroniza, assim, com a diretriz institucional de pautar agendas que privilegiam reflexões de relevância social, que sejam efetivas e inovadoras na perspectiva de soluções para problemas reais que afetam a vida humana, sempre enriquecidas por abordagens multidisciplinares, que abrangem as várias concepções de produção do conhecimento”.
Mesas redondas, minicursos, bate-papos, jornadas de pesquisas e apresentações de artigos fazem parte da programação da 26ª SEMOC (confira aqui). Assuntos como o “Protagonismo femino no sistema de justiça: desafios e perspectivas”, “Multiculturalidade e Diálogos Inter-religiosos”, “Direito democrático à saúde” e o CHATGPT serão alguns dos temas abordados.
A 26ª SEMOC acontece na UCSAL – Campus Pituaçu (Avenida Professor Pinto de Aguiar, nº 2589, Pituaçu) e a participação acontece por meio de inscrição gratuita no site sympla.
Texto: Luanne Ribeiro
Imagem: UCSal